O que é kombucha?
O kombucha é uma bebida milenar, feita originalmente a base de chá verde, que passa pelo processo de fermentação realizado por uma colônia de bactérias do bem e leveduras, também conhecidas como SCOBY (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast, em tradução livre: Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras).
Obtendo assim uma bebida saudável, naturalmente gaseificada, com baixo teor calórico, rica em enzimas, vitaminas do Complexo B, aminoácidos e ácidos que agem no seu sistema digestivo e fortalece o sistema imunológico.
Quais são os benefícios do kombucha?
Muito se pode dizer sobre os benefícios desta deliciosa bebida. Fato é que, em geral, vemos pessoas orientais com uma aparente maior vitalidade, com menor índice de doenças degenerativas, além de retardas o processo de degeneração celular e, consequentemente, o envelhecimento.
Mas devemos lembrar que o kombucha não é um remédio e não deve ser utilizado como tal, embora inúmeras propriedades benéficas sejam popularmente associadas a ele.
Segue alguns dos principais benefícios que a bebida proporciona:
Contribui para emagrecer porque regula o apetite e diminui a obesidade a melhora do metabolismo, acelerando a queima de calorias e gorduras;
Combate a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
Previne infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
Atua como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes. Essa desintoxicação ocorre a nível celular, principalmente no fígado;
Alivia e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por desintoxicar o organismo;
Melhora o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
Equilibra o pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
Reduz o estresse e combate a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
Reduz a dor de cabeça e a tendência às enxaquecas;
Melhora o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tomar antibióticos;
Fortalece o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino;
Previne doenças como diabetes e câncer porque melhora o funcionamento de todo corpo através da alcalinização do sangue;
Fortalece as articulações, reduzindo as artrites e artroses graças as glucosaminas, substâncias que aumentam a produção do ácido sinovial hialurônico que é responsável por combater este tipo de problema, além de propiciar a produção do colágeno;
Normaliza a pressão arterial;
Propriedade antiviral e antibacteriana. Esses efeitos funcionam contra uma série de patógenos (causadores de doenças) como estirpes de Candida e Staphylococcus, que desenvolvem problemas como candidíase e diferentes tipos de infecção, respectivamente;
Energização corporal se dá por conta dos níveis de ferro, vitaminas do Complexo B e cafeína encontrados. O ferro atua junto a produção de hemoglobina no sangue, melhorando o suprimento de oxigênio e estimulando a produção energética a nível celular;
Diminui os sintomas da menopausa; e,
Previne infecções urinárias porque é uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.
Por que devo manter a bebida refrigerada?
Por ser uma bebida não pasteurizada e com organismos vivos, se mantida fora de refrigeração ela tende a continuar fermentando. Isso faz com que o kombucha ganhe bastante gás e eventualmente um gosto avinagrado, embora não fique impróprio para consumo.
O kombucha possui açúcar?
Todo o verdadeiro kombucha é feito com a base de chás e açúcar. Entretanto, a colônia que faz o processo de fermentação se alimenta justamente do açúcar e da cafeína. Ao final desse processo, temos uma bebida viva com baixo teor de açúcar.
Como o kombucha pode ser ácido e alcalinizar o corpo?
Apesar de ter pH em torno de 3,0, o kombucha NÃO acidifica o nosso organismo. Certos alimentos ácidos, como o limão e o kombucha, transformam-se em alcalinizantes naturais durante a transformação que sofre no processo de digestão.
O kombucha é uma bebida alcoólica?
A bebida não é considerada alcoólica por conter menos de 0,05% de graduação alcoólica. Entretanto, se deixado por longos períodos de tempo sem refrigeração, o kombucha continua fermentando, passando a conter pequenas quantidades de álcool.
O que são os sedimentos que ficam flutuando na garrafa?
Tanto os sedimentos quanto o biofilme são o resultado natural do processo de fermentação e podem ser digeridos sem qualquer problema! Por ser uma bebida viva (como iogurte, por exemplo), pedacinhos da colônia se formam naturalmente.
Por que o kombucha não é pasteurizado?
A bebida não é pasteurizada justamente para manter todas as suas propriedades ativas! Por isso precisamos manter a bebida sempre sob refrigeração. O processo de pasteurização acaba matando a maior parte dos microrganismos. Por isso não se engane: kombucha verdadeiro é kombucha não pasteurizado.
Qual é melhor hora para beber kombucha?
O kombucha pode ser bebido a qualquer hora do dia e da noite. Ele inclusive é um excelente substituto para outras bebidas, como refrigerantes, sucos, etc. Muitos preferem beber em jejum, pela manhã, para ajudar no processo de digestão e substituir o café, uma vez que a bebida é naturalmente estimulante. Muitos usam como um energético natural e consomem antes ou depois de atividades físicas.
Existe uma quantidade que posso beber diariamente?
Não há uma quantidade exata. Como cada organismo é único, ouça seu corpo. Mas um estudo realizado pela American Nutrition Association, por exemplo, sugere o consumo de até 350 ml por dia.
Posso utilizar o kombucha para fazer drinks alcoólicos?
Sim! O kombucha fica delicioso quando misturado com outras bebidas (alcoólicas ou não).